Notícia

VEM AÍ O PRÊMIO DA MÚSICA UNIVERSITÁRIA

A origem

Há 10 anos, acontecia em frente ao CONIC – Brasília –DF, a 1ª edição do Festival Universitário de Música.

O festival foi criado para trabalhar o potencial musical a partir dos vários campi do Distrito Federal. A proposta era e continua sendo a integração de alunos, instituições e da vida comunitária a partir da matéria prima música.

Entre as atrações principais estiveram Tom Zé, Pato Fu e a banda francesa No Jazz. Além disso, o FUM propôs uma série de ações integradoras, como investir no empreendedorismo, criar uma rede de comunicação entre entidades e estudantes e realizar eventos de integração da vida universitária, como por exemplo: as campanhas ambiental e de arrecadação de alimentos. Em 2008, a campanha de valorização do cd resultou na venda de 2.722 cds de artistas locais mediante a troca de um ingresso.

A banda vencedora foi Gilbertos Come Bacon, que como prêmio da 1ª edição do FUM, lançou seu primeiro registro fonográfico em 2008.

 

Da inscrição

I Quem pode se inscrever?

De braços e ouvidos abertos para todos os gêneros musicais e formações variadas, temos como critério para validar as inscrições nesta edição, que pelo menos um dos integrantes da banda ou artistas solo, comprovadamente, esteja matriculado em uma instituição universitária público e/ou privada.

II Quanto custa?

Taxa de R$ 100,00 [cem reais] no ato da inscrição.

A partir desse pagamento, liberaremos para todos os integrantes das bandas inscritas, classificadas ou não, a participação na grade de palestras que serão realizadas nos dias do evento.

III O que inscrever?

Junto aos dados solicitados na ficha de inscrição que será disponibilizada apenas no site do evento, o artista ou banda deverá anexar 3 links digitais para avaliação dos jurados.

III Quando inscrever?

As inscrições ocorrerão entre  1º e 31 de janeiro de 2019.

 

Das eliminatórias ao vivo

As duas eliminatórias ao vivo contarão com a participação de 8 (oito) artistas por dia, pré-selecionados por uma comissão julgadora que acontecerá nas instalações do Píer 21.

 

Da final, participarão 6 (seis) artistas selecionados da seguinte forma:

I os dois mais votados pelo júri, em cada dia;

II o mais votado pelo público, em cada dia

Caso o mais votado pelo público esteja, concomitantemente, entre os preferidos do júri, será convocado, subsequentemente, o primeiro artista melhor voltado pelo público

 

O que será apresentado ao vivo?

Duas músicas compostas por autores brasilienses, quais sejam, as mesmas que tiverem sido encaminhadas na inscrição.

 

Como será a votação ao vivo por parte do público?

Preenchimento à caneta de uma cédula com os campos nome | email e nome do artista preferido. A distribuição das cédulas é individual, e será feita 1 hora antes do início das apresentações até o término das mesmas.

 

Como será a votação dos jurados?

Notas de 1 a 5 para cada atração.

 

O que acontece em caso de empate na votação popular?

Irá para a final, aquele que tiver obtido maior pontuação pelos jurados.

 

O que acontece em caso de empate na votação do júri?

Irá para a final, aquele que tiver obtido maior pontuação pelo público

 

Dos equipamentos para as apresentações

Para os dois dias de apresentação ao vivo os oito artistas escolhidos, terão à disposição estrutura de sonorização, palco e iluminação fornecidas pelo shopping Píer 21, para apresentar durante 15 minutos, duas músicas autorais, compostas pelos integrantes da banda ou parceiros.

 

A organização do evento, disponibilizará:

. um corpo de bateria [sem pratos, pedal de bumbo, ferragens e caixa], dois amplificadores de guitarra e um amplificador para baixo, que serão compartilhados entre todos os participantes, inviabilizando o uso de bateria ou amplificadores próprios;

sistema de monitoração de palco, PA, mesa digital com 16 canais e microfones.

Ressaltamos que tanto a organização do Prêmio da Música Universitária, quanto o Shopping Pier 21 não se responsabilizam pela segurança dos instrumentos pessoais de todos os artistas durante sua permanência no local do evento.

 

Da Premiação

 1º colocado

  • R$ 1.000,00 [um mil reais em espécie]
  • 10 horas de gravação para a produção de um single
  • Lançamento ao vivo na programação da 5ª edição do Prêmio Profissionais da Música 2019 da música vencedora do Prêmio da Música Universitária

 

Voltar ao topo